RELAÇÃO DO PERFIL FARMACOTERAPÊUTICO DE PACIENTES HIPERTENSOS E DIABÉTICOS DE UMA UNIDADE DE SAÚDE NO MUNICÍPIO DE ABAETETUBA-PA COM A HEPATOTOXICIDADE MEDICAMENTOSA

Autores

  • Rafaela Barbosa Rego Autor
  • Antônio Kevin Alcântara Ferreira Autor
  • Thalya Bittencourt Moraes Autor
  • Paulo de Oliveira Paes de Lira Neto Autor
  • Manoel Guacelis de Sena Dias Junior Autor

Palavras-chave:

HIPERDIA, Reações adversas relacionadas a medicamentos, Toxicidade hepática

Resumo

As propriedades hepatóxicas intrínsecas de um medicamento o tornam nocivo ao fígado, mesmo que consumido sob orientação profissional, ademais, o uso concomitante de diferentes medicamentos pode levar a interações no metabolismo hepático, aumentando o risco de lesão hepática. Por isso, este estudo tem como objetivo traçar o perfil epidemiológico e farmacoterapêutico dos pacientes hipertensos e diabéticos comparando com possíveis situações de Hepatotoxicidade medicamentosas. Para alcançar esse objetivo foi realizado um estudo descritivo observacional, em uma Unidade Básica de Saúde, localizada no município de Abaetetuba. A população do estudo foi composta por todos os pacientes assistidos na unidade de saúde selecionada e a amostra se restringiu aqueles que fazem uso contínuo de medicamentos para o controle da Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e Diabetes. O material de estudo consistiu em prontuários médicos de pacientes hipertensos e diabéticos, inscritos no programa HIPERDIA. A coleta dos registros médicos proporcionou 77 prontuários, compreendendo 17 de pacientes com diagnóstico concomitante de HAS e Diabetes, 08 exclusivamente diabéticos e 52 exclusivamente hipertensos. Em relação ao perfil farmacoterapêutico, foram prescritos 195 medicamentos, sendo os mais recorrentes Losartana (59 prescrições; 30%), Hidroclorotiazida (42 prescrições; 21,5%) e Anlodipino (23 prescrições; 11,7%) para hipertensão, e Metformina (23 prescrições 11,7%) e Glibenclamida (16 prescrições; 8,2%) para diabetes. Por fim, este trabalho reitera a importância de uma abordagem holística e integrada na prestação de cuidados de saúde, onde a compreensão aprofundada do perfil dos pacientes e o uso criterioso de medicamentos convergem para o objetivo maior de melhoria da qualidade de vida dos portadores de HAS e diabetes.

Biografia do Autor

  • Rafaela Barbosa Rego

    Acadêmica de Farmácia da Faculdade de Educação e Tecnologia da Amazônia (FAM). 

  • Antônio Kevin Alcântara Ferreira

    Acadêmica de Farmácia da Faculdade de Educação e Tecnologia da Amazônia (FAM).

  • Thalya Bittencourt Moraes

    Bacharela em Odontologia pela Escola Superior da Amazônia, Especialista em Prótese Dentária pelo Instituto Educacional das Américas –IOA Belém, Docente da Faculdade de Educação e Tecnologia da Amazônia.

  • Paulo de Oliveira Paes de Lira Neto

    Bacharel em Farmácia pela Universidade Federal do Pará, Mestre em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Docente da Faculdade de Educação e Tecnologia da Amazônia (FAM)

  • Manoel Guacelis de Sena Dias Junior

    Bacharel em Biomedicina pela Universidade Federal do Pará, Mestre em Doenças Tropicais pelo Núcleo de Medicina Tropical da Universidade. Docente da Faculdade de Educação e Tecnologia da Amazônia (FAM). 

Downloads

Publicado

10-12-2024

Como Citar

RELAÇÃO DO PERFIL FARMACOTERAPÊUTICO DE PACIENTES HIPERTENSOS E DIABÉTICOS DE UMA UNIDADE DE SAÚDE NO MUNICÍPIO DE ABAETETUBA-PA COM A HEPATOTOXICIDADE MEDICAMENTOSA . (2024). Revista Científica Maratauira, 1, 19-30. https://maratauira.faculdadefam.edu.br/ojs/index.php/maratauira/article/view/5

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)