A ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA PROMOÇÃO DO LETRAMENTO EM SAÚDE PARA PACIENTES HIPERTENSOS E DIABÉTICOS ACOMPANHADOS PELO PROGRAMA HIPERDIA NA UBS
Uma Revisão Integrativa da Literatura
Resumo
Esta revisão integrativa analisou a atuação do enfermeiro na promoção do letramento em saúde para pacientes hipertensos e diabéticos no Programa HIPERDIA na Atenção Básica. Foram incluídos 10 artigos publicados entre 2022-2024, identificados nas bases BVS e Periódicos CAPES. Os resultados evidenciaram quatro eixos estratégicos de atuação: intervenções individuais personalizadas, atividades grupais educativas, utilização de tecnologias digitais e estabelecimento de vínculo terapêutico. A análise demonstrou que abordagens integradas que combinam esses eixos potencializam o desenvolvimento do letramento em saúde nos níveis funcional, interativo e crítico, resultando em melhor adesão ao tratamento, controle metabólico mais efetivo e redução de complicações. Conclui-se que o enfermeiro assume papel fundamental como educador em saúde, necessitando de capacitação contínua e adequação do processo de trabalho para implementar estratégias educativas efetivas que promovam autonomia e empoderamento dos pacientes crônicos.
Palavras-chave: Letramento em Saúde; Hiperdia; Enfermagem.
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