A ESCOLA E OS SABERES TRADICIONAIS

A identidade cultural abaetetubense como instrumento metodológico de ensino à leitura significativa

Autores

  • Rosinete Ferreira Brito Faculdade de Educação e Tecnologia da Amazônia Autor
  • Antonildo Sena Rodrigues Faculdade de Educação e Tecnologia da Amazônia Autor

Resumo

Ao desenvolver o presente tema, considerou-se alguns fatores no âmbito cultural, educacional e pedagógico que contribuem para a aprendizagem da criança em sala de aula, constatando que a mesma está envolta dessas três realidades em seu cotidiano. Para isso, utiliza-se a leitura significativa como elo capaz de integrar tais realidades, pois a leitura é um ato social, mas cada indivíduo tem uma forma de compreender e de entender diferente, alguns usam a leitura com propriedade e segurança, enquanto outros não conseguem se familiarizar de maneira adequada ao processo da leitura. Quando não se consegue fazer uma boa leitura, consequentemente, não se alcança uma boa interpretação. Por estes motivos, a prática da leitura parte da realidade do aluno, especialmente do abaetetubense, que se insere na atmosfera da riqueza étnico cultural. Dessa forma, o objetivo do trabalho é apresentar a identidade cultural abaetetubense como instrumento da prática de leitura significativa em sala de aula. A fim de obter tal resultado, utiliza-se a metodologia qualitativa de pesquisa bibliográfica, por meio de consultas a livros, trabalhos acadêmicos, artigos científicos, dissertações e teses. Desse modo, evidencia-se que os saberes tradicionais abaetetubenses, materializados nas obras da escritora Maria de Nazaré Carvalho Lobato propiciam a prática da leitura significativa em sala de aula. 

Biografia do Autor

  • Rosinete Ferreira Brito, Faculdade de Educação e Tecnologia da Amazônia

    Ao desenvolver o presente tema, considerou-se alguns fatores no âmbito cultural, educacional e pedagógico que contribuem para a aprendizagem da criança em sala de aula, constatando que a mesma está envolta dessas três realidades em seu cotidiano. Para isso, utiliza-se a leitura significativa como elo capaz de integrar tais realidades, pois a leitura é um ato social, mas cada indivíduo tem uma forma de compreender e de entender diferente, alguns usam a leitura com propriedade e segurança, enquanto outros não conseguem se familiarizar de maneira adequada ao processo da leitura. Quando não se consegue fazer uma boa leitura, consequentemente, não se alcança uma boa interpretação. Por estes motivos, a prática da leitura parte da realidade do aluno, especialmente do abaetetubense, que se insere na atmosfera da riqueza étnico cultural. Dessa forma, o objetivo do trabalho é apresentar a identidade cultural abaetetubense como instrumento da prática de leitura significativa em sala de aula. A fim de obter tal resultado, utiliza-se a metodologia qualitativa de pesquisa bibliográfica, por meio de consultas a livros, trabalhos acadêmicos, artigos científicos, dissertações e teses. Desse modo, evidencia-se que os saberes tradicionais abaetetubenses, materializados nas obras da escritora Maria de Nazaré Carvalho Lobato propiciam a prática da leitura significativa em sala de aula. 

    Palavras-chave: Leitura Significativa; Identidade Cultural; Saberes tradicionais. 

  • Antonildo Sena Rodrigues, Faculdade de Educação e Tecnologia da Amazônia

    2Graduação em Ciências Sociais (UFPA). Especialista em Metodologia do Ensino da História (FACINTER). Mestre em Ciências da Religião (UEPA).

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Publicado

03-12-2025

Como Citar

A ESCOLA E OS SABERES TRADICIONAIS: A identidade cultural abaetetubense como instrumento metodológico de ensino à leitura significativa. (2025). Revista Científica Maratauira, 2(1), 36-57. https://maratauira.faculdadefam.edu.br/ojs/index.php/maratauira/article/view/61