TREINAMENTO DE PAIS NA ABA

Como familiares podem aplicar estratégias aba no dia a dia

Autores

  • Maria Diana da Silva Lima da Silva Faculdade de Ensino Superior de Concórdia do Pará (FACON).  Autor
  • Francisca Aila Saraiva de Lima Faculdade de Ensino Superior de Concórdia do Pará (FACON).  Autor
  • Maria Cristina Quaresma e Silva Faculdade Montenegro – Abaetetuba Autor
  • Maria do Socorro Quaresma e Silva Universidade Desarrollo Sustentável, PY Autor
  • Carolynne Silva dos Santos Universidade do Estado do Pará (UEPA) Autor

Resumo

Este estudo investigou a eficácia do treinamento de pais na aplicação de técnicas da Análise Comportamental Aplicada (ABA) para o desenvolvimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A partir de uma análise bibliográfica, foi possível identificar que o treinamento de pais resulta em melhorias significativas no comportamento das crianças, incluindo a redução de comportamentos desafiadores, o reforço de habilidades sociais, o aumento na comunicação e o melhor desempenho acadêmico e funcional. Além disso, o estudo destacou a importância do aprendizado estruturado proporcionado pelas técnicas de ABA, o que contribui para uma aprendizagem mais eficaz tanto em casa quanto no ambiente escolar. Embora os resultados sejam amplamente positivos, foi identificado que a consistência na aplicação das técnicas e o acompanhamento contínuo por profissionais qualificados são fundamentais para o sucesso do processo. Os desafios enfrentados, como a falta de tempo, recursos e a complexidade do processo, podem ser superados com suporte contínuo e treinamento personalizado, permitindo que as famílias se sintam mais confiantes e capacitadas na aplicação das estratégias de ABA. A personalização do treinamento e a flexibilidade nas abordagens são essenciais para maximizar os benefícios dessa intervenção. Conclui-se que o treinamento de pais na aplicação de ABA é uma estratégia eficaz para promover o desenvolvimento de crianças com TEA. A continuidade do apoio e a adaptação das intervenções às necessidades específicas de cada família são essenciais para garantir a eficácia a longo prazo, oferecendo melhores resultados no desenvolvimento das crianças e fortalecendo o papel dos pais como agentes ativos no processo terapêutico.   

Palavras Chaves: Análise Comportamental Aplicada, Treinamento de pais, Família, Transtorno do Espectro Autista, Estratégias.

Biografia do Autor

  • Maria Diana da Silva Lima da Silva, Faculdade de Ensino Superior de Concórdia do Pará (FACON). 

    Pós-graduação em Análise do Comportamento Aplicada pela Faculdade de Ensino Superior de Concórdia do Pará (FACON). 

  • Francisca Aila Saraiva de Lima, Faculdade de Ensino Superior de Concórdia do Pará (FACON). 

    Pós-graduação em Análise do Comportamento Aplicada pela Faculdade de Ensino Superior de Concórdia do Pará (FACON). 

  • Maria Cristina Quaresma e Silva, Faculdade Montenegro – Abaetetuba

    Especialista em Educação – Psicopedagogia Institucional pela Faculdade Montenegro – Abaetetuba

  • Maria do Socorro Quaresma e Silva, Universidade Desarrollo Sustentável, PY

    Mestra em Educação pela Universidade Desarrollo Sustentável, PY

  • Carolynne Silva dos Santos , Universidade do Estado do Pará (UEPA)

    Mestra em Biologia Parasitária na Amazônia (PPGBPA) pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). 

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Publicado

03-12-2025

Como Citar

TREINAMENTO DE PAIS NA ABA: Como familiares podem aplicar estratégias aba no dia a dia. (2025). Revista Científica Maratauira, 2(1), 119-130. https://maratauira.faculdadefam.edu.br/ojs/index.php/maratauira/article/view/66