REFLEXÃO SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE PARA OS RIBEIRINHOS DA AMAZÔNIA

Autores

  • Raimunda Gomes Maciel Universidade da Amazônia (UNAMA) Autor
  • Patrícia de Paula Gomes Maciel Idomed - Castanhal Autor
  • Maria Betânia de Carvalho Fidalgo Arroyo Universidade da Amazônia (UNAMA) Autor
  • Ana D'Arc Martins de Azevedo Universidade da Amazônia (UNAMA) Autor

Palavras-chave:

Evolução, Currículo, Necessidades sociais

Resumo

No âmbito escolar existem muitas dificuldades que podem resultar em um impacto negativo no desempenho dos alunos diante das atividades educacionais e no convívio no âmbito da sala de aula com os alunos e professores. É nesse contexto que esse artigo tem como objetivo analisar a evolução do currículo escolar ao longo das décadas, enfatizando a necessidade de adequação às demandas de diferentes grupos sociais, com um foco especial nos ribeirinhos da Amazônia. A discussão abrange a importância da educação ambiental e da sustentabilidade como componentes essenciais do currículo contemporâneo. Com base em uma revisão da literatura, este estudo fundamenta-se em autores brasileiros que abordam a temática curricular, enfatizando a relevância de uma educação inclusiva e contextualizada, pois parte da ideia de que a construção de um currículo que dialogue com a realidade dos ribeirinhos e que inclua a educação ambiental e a sustentabilidade deve ser uma prioridade nas políticas educacionais. Somente assim será possível formar cidadãos conscientes e críticos, capazes de contribuir para a preservação do rico patrimônio ambiental da Amazônia. Conclui que há necessidade de uma reflexão crítica sobre a necessidade de um currículo que não apenas informe, mas que também transforme e respeite as diversidades culturais e sociais do Brasil, especialmente no contexto dos ribeirinhos amazônicos.


Palavras-chave: Evolução; Currículo; Necessidades sociais.

Biografia do Autor

  • Raimunda Gomes Maciel, Universidade da Amazônia (UNAMA)

    1Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura (PPGCLC) da Universidade da Amazônia (UNAMA). Mestra em Gestão de Recursos Naturais pela Universidade Federal do Pará (UFPA).

  • Patrícia de Paula Gomes Maciel, Idomed - Castanhal

    2Graduanda em Medicina (Idomed). 

  • Maria Betânia de Carvalho Fidalgo Arroyo, Universidade da Amazônia (UNAMA)

    3Doutora pelo programa de Pós Graduação em Administração PPAD (UNAMA). Mestre em Ensino Superior e Gestão (UNAMA). Reitora da Universidade da Amazônia 

  • Ana D'Arc Martins de Azevedo, Universidade da Amazônia (UNAMA)

    4Doutora em Educação/Currículo (PUC/SP). Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Professora Adjunta (UEPA). Coordenadora e Pesquisadora do Grupo de Pesquisa EDUQ/UEPA. Coordenadora e Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas GEPIDI/UNAMA

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Publicado

03-12-2025

Como Citar

REFLEXÃO SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE PARA OS RIBEIRINHOS DA AMAZÔNIA . (2025). Revista Científica Maratauira, 2(1), 11-22. https://maratauira.faculdadefam.edu.br/ojs/index.php/maratauira/article/view/55

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