REFLEXÃO SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE PARA OS RIBEIRINHOS DA AMAZÔNIA
Palavras-chave:
Evolução, Currículo, Necessidades sociaisResumo
No âmbito escolar existem muitas dificuldades que podem resultar em um impacto negativo no desempenho dos alunos diante das atividades educacionais e no convívio no âmbito da sala de aula com os alunos e professores. É nesse contexto que esse artigo tem como objetivo analisar a evolução do currículo escolar ao longo das décadas, enfatizando a necessidade de adequação às demandas de diferentes grupos sociais, com um foco especial nos ribeirinhos da Amazônia. A discussão abrange a importância da educação ambiental e da sustentabilidade como componentes essenciais do currículo contemporâneo. Com base em uma revisão da literatura, este estudo fundamenta-se em autores brasileiros que abordam a temática curricular, enfatizando a relevância de uma educação inclusiva e contextualizada, pois parte da ideia de que a construção de um currículo que dialogue com a realidade dos ribeirinhos e que inclua a educação ambiental e a sustentabilidade deve ser uma prioridade nas políticas educacionais. Somente assim será possível formar cidadãos conscientes e críticos, capazes de contribuir para a preservação do rico patrimônio ambiental da Amazônia. Conclui que há necessidade de uma reflexão crítica sobre a necessidade de um currículo que não apenas informe, mas que também transforme e respeite as diversidades culturais e sociais do Brasil, especialmente no contexto dos ribeirinhos amazônicos.
Palavras-chave: Evolução; Currículo; Necessidades sociais.
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