A FUNDAMENTAÇÃO DA ATUAÇÃO DO/A ASSISTENTE SOCIAL NAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS NO MUNICÍPIO DE ABAETETUBA
Um estudo sob a ótica do contexto sociofamiliar
Keywords:
Social Work, Education, FamilyAbstract
O presente estudo aborda o papel do assistente social nas Políticas Públicas de Educação no município de Abaetetuba-PA, tendo como foco o contexto sociofamiliar. O objetivo principal desta pesquisa, foi analisar as bases de atuação do Serviço Social, enfatizando a prática do/a Assistente Social no ambiente educacional, especificamente no município em destaque. A pesquisa buscou contribuir para o debate sobre a inserção do/a Assistente Social nas Políticas Públicas Educacionais, para além, destaca-se as conjunturas históricas do Serviço Social no campo educacional e a relevância desse profissional em situações familiares, evidenciando sua importância técnica e social. Metodologicamente, o estudo caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica, no qual, foi utilizado legislações vigentes e teóricos que discutem o tema. Ao final, constatou-se a relevância da família no contexto escolar, desempenhando um papel fundamental no processo de ensino e aprendizagem, bem como a importância do trabalho do Assistente Social, que atua como mediador e facilitador na garantia de acesso aos direitos sociais.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Revista Científica Maratauira

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.